O Sudeste
A pesquisa mais recente realizada pelo Instituto Serpes, em parceria com o Blog do Badiinho, divulgada nesta sexta-feira (4), aponta que o candidato Velomar Rios (MDB), ex-secretário da Saúde de Catalão e candidato à Prefeitura do município, continua como o favorito na disputa, com 58,4% das intenções de voto no cenário estimulado. Élder Galdino (Republicanos) aparece em segundo lugar com 18,7%.
Os dois são seguidos por Renato Ribeiro (PL), com 11% e Maria Moura (PT), que regista 2% das intenções de voto. O levantamento também revela que 3,5% dos entrevistados pretendem anular o voto, enquanto 6,4% ainda estão indecisos ou não responderam.
Velomar também lidera na pesquisa espontânea
No cenário espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são sugeridos, Velomar Rios segue na liderança com 52,9% das preferências. Elder Galdino mantém a segunda posição, com 16%, seguido de perto por Renato Ribeiro, que tem 10,7%. Maria Moura registra 1,4% das intenções de voto. Nesse cenário, a taxa de indecisos sobe para 17%, e 2% afirmaram que anulariam o voto.
A rejeição dos candidatos também foi avaliada e 30,4% dos eleitores afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos, enquanto 4,5% preferiram não opinar. Maria Moura lidera se a rejeição, com 23,9%, seguida por Elder Galdino, com 19,7%, e Renato Ribeiro, com 19,5%. Velomar Rios tem o menor índice de rejeição entre os concorrentes, com 12,7%.
A pesquisa reforça a ampla vantagem de Velomar Rios na disputa eleitoral, com dois dias para a eleição. O desempenho consolidado em ambos os cenários indica um cenário favorável para o candidato do MDB, enquanto seus principais adversários enfrentam desafios.
O levantamento foi realizado entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, entrevistando 401 participantes em 12 bairros de Catalão, além dos distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo. Com uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-01267/2024.
Diário de Goiás