O Sudeste
O infarto agudo do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. A discussão abordou estratégias para a prevenção, diagnóstico e tratamento do IAM, com ênfase na regionalização do atendimento e nos desafios enfrentados durante a fase pré-hospitalar.
Durante a audiência, o deputado Calife ressaltou a importância dos telelaudos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Estado para um diagnóstico ágil. Ele destacou que a verba tripartite — oriunda dos três níveis de governo: federal, estadual e municipal — é fundamental para financiar esses serviços e garantir um atendimento eficaz aos pacientes com infarto agudo do miocárdio.
“O ideal é que todos os 246 municípios tenham o telelaudo funcionando para cardiopatas. Temos soluções e caminhos definidos; o que precisamos é encontrar sinergias para atender nossa população. Na Comissão de Saúde, nosso objetivo é salvar vidas, e essa é a missão do gestor público e nossa. Esperamos, junto ao Governo de Goiás, à Assembleia Legislativa e aos municípios, encontrar soluções para salvar vidas no nosso Estado”, afirmou o deputado.
O deputado Calife também elogiou a equipe da Secretaria Estadual da Saúde pela competência e contribuição ao debate, sublinhando a importância da Comissão de Saúde para Goiás.
Ao final da audiência, o deputado destacou a necessidade de adotar uma alimentação saudável desde a infância para reduzir os casos futuros de infarto. “Precisamos garantir uma alimentação saudável para nossas crianças. A gente precisa pensar sobre isso e introduzir essa cultura, pois, ao fazer isso, podemos deixar um legado de responsabilidade para as próximas gerações”, disse o deputado.
A atuação do deputado Calife na Comissão de Saúde e na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) representa um passo significativo para aprimorar o sistema de saúde no Estado, evidenciando seu firme compromisso com a saúde e o bem-estar da população.