Catalão recebe programação de teatro para público infanto-juvenil

0
98

O Sudeste

A Mostra Internacional de Teatro de Catalão entra em seu segundo mês com uma programação direcionada ao público infanto-juvenil. Durante três dias, se apresentam na cidade o grupo Zabriskie, um dos mais importantes do teatro infantil brasileiro, a artista argentina Julia Sigliano com seu teatro de bonecos, e os mineiros da Oitis Produções Culturais. Em julho também acontece a primeira oficina voltada para quem quer ingressar nas artes cênicas e descobrir suas habilidades na atuação.
O público infanto-juvenil ganha destaque na programação de julho da Mostra Internacional de Teatro de Catalão (MIT Catalão), que a partir do dia 10 dá início a uma série de espetáculos voltados para toda a família, mas principalmente a crianças e adolescentes. É uma oportunidade única na região para assistir a peças e grupos premiados e reconhecidos no Brasil e na América Latina. As peças serão apresentadas entre os dias 10 e 12, e os ingressos já estão disponíveis de forma gratuita na plataforma Sympla (veja link no final do texto).
A programação de julho começa nesta quarta-feira (dia 10) com a artista argentina Julia Sigliano e sua peça “El mundo de Dondo”, uma viagem profunda e sensível através das perguntas que as crianças fazem a si próprias sobre o significado da vida. Usando de recursos artísticos variados, que vão de fantoches de mesa e de vara a máscaras e desenho ao vivo, Júlia nos apresenta Dondo, o personagem principal, com quem o público vai partilhar os desafios da aprendizagem e do crescimento.
A peça tem como uma das principais características a interação das personagens com o público e já recebeu diversos prêmios Javier Villafañe (Argentina) e o Festitíteres Alicante, ambos em 2017, o Atina em 2016 e o Teatro del Mundo em 2015, estes últimos também argentinos. A artista desenvolve desde o início da carreira um trabalho como marionetista. Com suas marionetes, Julia busca formas diferentes de vivência e troca, promovendo diversas linguagens artísticas e, principalmente, incentivando a participação de toda a família.
No dia 11, quinta-feira, o grupo Zabriskie, de Goiânia e um dos principais de teatro infantil do Brasil, apresenta “Segredos”, uma peça que conta a história dos palhaços Juca Mole e Ana Banana que resolvem compartilhar os seus segredos um com o outro. Abrindo caixas cheias de lembranças, cheiros, brinquedos, medos, certezas e dúvidas, os artistas provocam ações lúdicas com o público, interagindo com a plateia e levando a uma importante reflexão a respeito de relacionamentos.
Por fim, encerrando a série de apresentações em julho, a Oitis Produções Culturais traz o espetáculo “Berenice e Soriano” uma peça dirigida por Fernanda Viana, atriz do Grupo Galpão, e escrita por Manuela Dias, autora de novelas e séries da Rede Globo. A peça conta a história de Berenice, que tem um sabiá chamado Soriano. Um dia, seu passarinho foge e, acompanhada de sua boneca de pano chamada Rosa, Berenice inicia uma jornada de aventuras que une dança e música ao vivo. A trilha sonora é composta por personagens do cancioneiro popular brasileiro e cantigas de roda.
A Redação