O Sudeste
Deputado federal, José Nelto afirma que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), como pré-candidato à presidência, tem condição de unificar o País. Para ele, o goiano poderá fazer todas as mudanças necessárias ao País, especialmente na segurança pública, “segmento mais sensível hoje”.
“É a área que mais mexe com a sociedade. Fazer mudanças e aprovar no Congresso Nacional, prisão em segunda instância, fim do foro privilegiado, endurecer as leis penais do Brasil… Nessa área ele tem a autoridade política e moral para falar para o Brasil todo e conversar”, resume.
Caiado tem colocado o nome à disposição do União Brasil, partido que ele garante que terá um candidato ao Palácio do Planalto em 2026. O governador também espera conseguir o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser o representante da direita – uma vez que o ex-chefe do Executivo está inelegível.
Apesar disso, o governador de Goiás mantém boa relação com o governo federal – até porquê, o União Brasil ocupa ministérios da gestão Lula (PT). O gestor estadual, que apoiou Bolsonaro no segundo turno de 2022, foi um dos primeiros a parabenizar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva após o resultado. Além disso, sempre enfatizou que “governo não faz oposição a governo”, mas eleição é outra história.
O deputado José Nelto ainda cita que, desde que Caiado colocou o nome à disposição, ele trabalha pela candidatura dele. “Não só em Goiás, mas a nível nacional, no Congresso Nacional, mostrando os seus programas de governo, o que ele tem feito em Goiás. Está aí a popularidade dele, o melhor governador do País”, comemora.
Ele também ressalta que o governador tem como vantagem um vice-governador “jovem e determinado”, que é o Daniel Vilela (MDB). Para ele, Caiado pode e deve dar mais tarefas ao emedebista, como tem feito.
Defensor de Peixoto
O deputado federal José Nelto é um defensor da pré-candidatura de Bruno Peixoto (União Brasil) à prefeitura de Goiânia pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Segundo o congressista, nenhum outro nome faz o dever de casa tão bem feito como o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
“O deputado Bruno está seguindo a cartilha do governador Ronaldo Caiado, desde quando ele foi candidato a governador pela primeira vez. Ele tinha poucos seguidores e nós formamos uma dissidência muito grande no MDB para o elegermos”, lembra Nelto, quando ambos eram emedebistas, em 2018. Ele emenda dizendo que até fevereiro ou março a questão já estará resolvida e o governador anunciará o pré-candidato dele em Goiânia.
Vale lembrar que Bruno luta, hoje, pela preferência do governador Ronaldo Caiado com outros pretendentes, como o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB). O empresário é visto como alternativa, especialmente diante de uma pesquisa qualitativa que apontou a busca por um nome com experiência, mas do setor empresarial.
Além disso, o atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), também tenta se viabilizar para entrar na corrida com as bênçãos caiadistas. Como diferencial, ele acredita na lealdade que já demonstrou, uma vez que manteve o apoio à reeleição, apesar do partido dele caminhar com o então candidato, Gustavo Mendanha (PRD).
O HOJE